Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Medidas de prevenção sanitárias, incluindo o isolamento social, já salvaram mais de 3 mil vidas em Goiás
Thainara Pedatella
A presidenta do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia (CMS), Celidalva Bittencourt, concedeu uma entrevista ao TBC 1, jornal da hora do almoço da TV Brasil Central, onde falou sobre a flexibilização responsável e a conscientização da população pelos veículos de comunicação e governo.
O índice de isolamento social em Goiás hoje está em 34% e as projeções da Universidade Federal de Goiás (UFG) apontam para uma curva ascendente de infecção e mortes pela COVID-19. “Os estudos mostram que o índice de isolamento deve ser de 50% para que a curva se achate e nós tenhamos a capacidade de atender a todos no sistema de saúde. Se não alcançarmos esses 50%, a previsão é de que até o início de agosto nós tenhamos 1.800 mortes só em Goiânia”, comenta a presidenta.
A capital goiana possui hoje, 19 de junho, mais de 90% dos leitos de UTI e 91% dos leitos de enfermaria destinados à COVID-19 ocupados. “Pensar hoje em uma flexibilização sem responsabilidade é um grande risco. Se continuar com essa curva ascendente de casos, vai chegar uma hora em que teremos que escolher quem vive e quem morre”, alerta Celidalva.
A presidenta destaca que o CMS não é contra a flexibilização social, porém, isso deve ser feito de forma responsável e seguindo todas as medidas de segurança sanitárias para a prevenção do coronavírus. “É preciso que haja um esforço coletivo e uma conscientização geral de que o vírus não acabou. Não estamos voltando para uma normalidade. É preciso que a sociedade civil, os empresários e o governo façam cada um a sua parte para que o SUS possa atender todos aqueles que necessitarem. O governo e os veículos de comunicação devem continuar com campanhas de conscientização para a população continuar se prevenindo”, diz a presidenta.
O governo deve munir a população de informações confiáveis e fiscalizar o cumprimento dos decretos para aumentar o isolamento social de forma responsável. Os empresários devem cuidar de seus colaboradores e clientes com distanciamento social, álcool e máscaras. E a sociedade civil deve ficar alerta para que o momento não seja de relaxamento: só devem sair de casa se necessário, utilizar máscara sempre que estiver na rua, lavar as mãos com frequência e utilizar álcool. Não sair para lazer e não se aglomerar com pessoas que não morem na mesma casa.
“Utilize máscara na rua, lave as mãos com água e sabão e mantenha uma distância de pelo menos 1 metro e meio das pessoas. E por favor, se possível, fique em casa. Proteja você e quem você ama”, clamou a presidenta no fim da entrevista.
Video: https://www.youtube.com/watch?v=EL_YQLYdlDI&list=PLH3xKPXiWwdsKwqkG7WejUOiYeWRw_7Rt&index=4